sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CAIXA ALTA


A terminologia “caixa alta” é bastante utilizada para designar as letras maiúsculas, hoje, em quase todos os setores, mas principalmente em profissões ligadas ao universo editorial e gráfico.

Mas de onde veio esta terminologia?

Na tipografia, os caracteres móveis — inicialmente em madeira e depois em chumbo — estão dispostos numa caixa dividida internamente, formando caixas menores (os “caixotins”). Para facilitar o acesso do compositor aos caracteres, a caixa é colocada sobre um cavalete inclinado. A parte contendo os caracteres mais usados (as minúsculas, a pontuação mais comum, os espaços, os algarismos) ficava num plano mais baixo, mais acessível — era a caixa baixa. A parte com as maiúsculas, os caracteres acentuados e sinais e símbolos menos usados ficava no topo — era a caixa alta.

Assim, com o tempo usar a caixa alta passou a significar “escrever em maiúsculas”, enquanto usar a caixa baixa significa “escrever em minúsculas”.

Assim, a partir de agora, este blog passa a se chamar “CAIXA ALTA”, trazendo uma visão maiúscula e contemporânea sobre mídia impressa, artes gráficas, marketing e vendas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário